domingo, 27 de fevereiro de 2011

sexo das tartarugas

Como determinar o sexo da tartaruga.


Existem muitas maneiras para ajudar a identificação do sexo das tartarugas.
Antes de mais temos de saber o que devemos procurar, temos de ter em conta que algumas características são só observadas em exemplares sexualmente maduros. Por isso fica difícil de identificar crias e juvenis. Também existem algumas características físicas que são específicas de uma espécie, sendo diferentes noutras espécies, e algumas espécies são difíceis de distinguir os machos da fêmea.

Características Físicas que nos ajudam a identificar as espécies:

- Tamanho dos exemplares (só aplicável em exemplares adultos): em algumas espécies a diferença de tamanho entre machos e fêmeas e importante. Por exemplo em muitas espécies (tartarugas do género Trachemys, Graptemys, Testudo,…) os machos são sempre mais pequenos que as fêmeas, e noutras espécies como a (Centrochelys sulcata) os machos alcançam um tamanho muito superior.

- As dimensões da cauda: em um bom numero de espécies observamos que os machos apresentam a cauda mais larga e grossa. Se observar-mos com detalhe verificamos que a cloaca nos machos fica mais afastada do corpo que a das fêmeas.

- O tamanho das unhas: principalmente em espécies aquáticas (algumas espécies do género Trachemys, Pseudemys, Graptemys,…) vemos bem que os machos tem as unhas das patas dianteiras muito compridas, estas unhas serão usadas durante o cortejo.

- A forma do plastrão: os machos em algumas espécies apresentam um palastrão com forma côncava. Esta forma permite-lhes acoplar-se melhor a carapaça das fêmeas durante a cópula.

- A forma dos escudos anais: em algumas espécies podemos observar que os escudos anais (os escudos do palastrão que ficam mais próximos da cauda) têm uma forma diferente, mais abertos ou fechados, com formas mais rectas ou mais arredondadas.

- A coloração: em algumas espécies os machos apresentam, sobretudo na época de reprodução, uma coloração distinta. O mais habitual é as diferenças observarem-se na cabeça e inclusive na íris dos olhos. Um caso muito evidente é por exemplo o da Terrapene carolina triunguis, Eastern box turtle .

Alguns exemplos com fotos das diferenças mais comuns entre machos e fêmeas.

Cauda e Cloaca:
Macho

Femea


Unhas:
Macho

Fêmea


Escudos anais:
Macho

Fêmea


Plastrão:
Macho

Fêmea


Coloração:

EASTERN BOX TURTLE
Macho (aqui se pode ver a cabeça bem amarela e olhos claros)

Fêmea (aqui se pode ver a cabeça não tem tanto amarelo e os olhos são castanhos)

Fonte:http://mundodastartarugas.forumpratodos.com/t23-como-determinar-o-sexo-da-tartaruga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...