terça-feira, 15 de março de 2011

BICHO QUE NINGUÉM GOSTA

Como todos sabem, não tem espécie de animal no mundo que eu não admire e defenda.
Seja ele ave, mamífero, inseto, peixe ou outro qualquer.
Mas tem um em especial que eu realmente não gosto e compartilho essa opinião com muitas pessoas também.
Dizem por aí que temos que conhecer para poder gostar, então aí vai alguns conhecimentos básicos sobre esse bichinho, que nem conhecendo bem eu consigo defender.

A BARATA


Classificação:
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Subclasse: Pterygota
Infraclasse: Neoptera
Ordem: Blattaria

Informações:

- O habitat deste inseto (locais quentes e úmidos) são as redes de esgoto, terrenos abandonados, locais com lixo e sujeira. Entram nas residências em busca de alimentos (restos de comida). Nas florestas, habitam embaixo de pedras e dentro de cascas de árvores.
- Possuem hábitos noturnos, período em que buscam alimentos e parceiros para reprodução. Costumam ficar escondidas durante o dia, momento em que descansam.
- As baratas se reproduzem de forma sexuada, sendo que a fêmea produz ovos.
- Muitas espécies possuem hábitos solitários, ou seja, não se organizam em sociedades.
- Existem aproximadamente 4 mil espécies de baratas. De acordo com a espécie, o tamanho pode variar de 5 milímetros a 10 centímetros. As fêmeas possuem um corpo maior do que os machos.
- Pesquisas arqueológicas indicam que esta espécie de inseto habita nosso planeta há, aproximadamente, 380 milhões de anos.
- O corpo da barata é oval, achatado e de cor escura (geralmente marrom). A maioria das espécies possuem seis pernas, um par de asas e duas antenas.
- Estes insetos são hospedeiros de várias bactériasfungos, vermes, vírus e protozoários, podendo transmitir doenças aos seres humanos. O contato com as fezes de barata pode ocasionar reações alérgicas em algumas pessoas.
- As principais espécies de baratas são: Supella longipalpa (barata de faixa marrom), Blatta orientalis (barata oriental), Blatella germânica (barata alemã), Periplaneta americana (barata americana). Todas elas são consideradas pragas urbanas.

 Você sabia?
Que as baratas comem praticamente de tudo: cinza de cigarro, outras baratas,papel, sal, pedaços madeira etc...

Que é mentira que as baratas seriam os únicos seres vivos sobreviventes de um desastre nuclear (http://super.abril.com.br/mundo-animal/verdade-so-baratas-sobreviveriam-desastre-nuclear-44783

Que na maioria das espécies, os ovos estão contidos em um estojo denominado de ooteca. Esta estrutura, dependendo da espécie, pode variar quanto à forma, tamanho e número de ovos (de 4 a 50 ovos). Dependendo também da espécie, as fêmeas antes de depositar a ooteca em um local, podem carregá-la durante algumas horas ou dias, e em alguns casos, durante toda a fase embrionária, podendo com as mandíbulas auxiliar as ninfas a emergirem dos ovos. 

Que a lagartixa é um predador natural das baratas?

Que no cardápio de chineses, vietnamitas, cambojanos, tailandeses e japoneses  a barata faz parte de pratos requintados.

Eu particularmente continuo detestando baratas.

Um comentário:

  1. nossa, sera q este pessoal ja experimentou ovo cozido, ou barata é melhor???? argh

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...